<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d35412599\x26blogName\x3dScrapkut\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://scrapkut.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://scrapkut.blogspot.com/\x26vt\x3d3606244319977362450', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A importância do sombreamento.

Oi meninas como vocês estão? Por aqui tudo na mais perfeita ordem ( se é que isso é possível com três crianças em casa rsrsrs).
Hoje vou tentar falar um pouco sobre sombreamento, uma questão recorrente nos emails que recebemos, e isso não é para menos, quando começamos a criar nossas páginas nunca ficamuito claro o que vem a ser essas bombras, como elas se projetam e a densidade que temos de usar.
Vamos lembrar que o Scrapbooking digital é um filhinho do Scrapbooking artesanal, e neste não é preciso se preocupar com as sombras pois elas são naturais, embora possa ser usado carimbeira para realçar algum detalhe.
Quando criamos um LO procuramos fazer com que ele fique muito parecido com o artesanal, e sem as sombras não conseguimos esse efeito pois ficam chapados, colados os elementos na página.
Vou utilizar o Paint Shop Pro 9 para demonstar, mas na próxima semana tentarei fazer uma PAP com o Photo Shop, sou bem lentinha nesse, por isso não posto hoje ok?
Vamos lá:

No PSP usamos uma ferramenta chamada Drop Shadow para criar as sombras, veja na imagem abaixo:


Eu escolhi uma tag do Kit Amazing Drean da minha amiga e companheira de bloguinho Pri Rocha, em seguida segui os seguintes passos:
Cliquei em effects+3D effects+ Drop Shadow.
Abre essa caixinha:




Nela aparece a imagem do elemento (1) sem a sombra no espaço a esquerda e a visualização da sombra que estamos criando na direita.
No espaço 2 podemos com o cursor dirigir a sombra como acharmos melhor. Uma sugestão é estudar como as sombras se projetam no mundo real e tentar reproduzir com essa ferramenta. Alguns exercícios simples ajudam muito, como por exemplo colocar um botão sobre um papela branco e analisar como a sombra se projeta, em seguida tentar reproduzir a cor dela (5), a opacidade (3) e a densidade (4). Percebam que a sombra dá um efeito de realidade ao elemento em questão.
Experimente fazer o mesmo exercício com flores, laços, pedaços de papelão, correntinhas enfim com todos os materiais que costuma que utilizar em suas páginas. Lembre-se que a sombra não pode estar muito longe do objeto, senão não será possível passar a idéia de elemento real que pretendemos em nossos trabalhos, imagine que uma foto coladinha no papel proporcionará uma sombra rente, um tanto escura...experiemente na vida real e tente no virtual.
Normalmente lacinhos costumam projetar uma sombrinha além da pontinha do laço, já costuras e grampinhos costumam ter uma sombra bem rente e bem centralizada pois estão relamente presos ao paper.
Doodles, glitter, fontes e word arts que passam a impressão de carimbados ao paper não são sombreados.
Vejam minha tag como ficou:




Mais uma vez fica a sugestão para que montem uma pastinha para colecionar os LOs mais bonitos das galerias, e para que estudem como as melhores scrappers utilizam esse recurso primordial ao nosso trabalho.
Bom fim de semana e fiquem em paz !
Super Beijo
Glau

Marcadores: ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

16/5/08 01:01

Adorei amigaaaaaaaaaa!!!

Beijos

Pri    



16/5/08 02:58

Queridonaaa!!!! Que bom ler suas maravilhosas dicas!!! Muito 10 essa sobre as sombras e as novatas vão amar saber disso!!!
Bjsssssssssss    



» Postar um comentário